Atualizado às 15h32
BRL - R$
VARIAÇÃO (DIA)
MÍN (DIA)
MÁX (DIA)
VOLUME
O XP Malls (XPML11) é um fundo imobiliário focado no segmento de shopping centers. Desse modo, ele é uma alternativa disponível para quem deseja expor sua carteira de investimentos simultaneamente ao setor imobiliário e ao varejo.
Conheça as particularidades do XPML11 e os principais aspectos que devem ser observados antes de tomar uma decisão de investimento!
Investir em FIIs envolve riscos, que variam de acordo com o tipo de fundo. No caso do XPML11, por exemplo, que possui imóveis físicos no portfólio, os riscos estão ligados à vacância, revisão de aluguéis e inadimplência dos inquilinos.
Nesse contexto, um shopping parcialmente vazio ou com alta inadimplência pode impactar negativamente o rendimento do FII.
Há ainda o risco setorial: o desempenho do fundo costuma ser afetado por fatores que atingem o setor de varejo e shopping centers. Alguns exemplos são recessões econômicas, mudanças no comportamento de consumo e aumento da concorrência.
Por fim, vale lembrar que as cotas dos FIIs são ativos de renda variável, com preços que oscilam conforme a oferta e demanda no mercado. Portanto, há chance de o investidor ter prejuízo ao vendê-las por um montante inferior ao da compra.
XPML11 é o código de negociação (ticker) do XP Malls, FII especializado no setor de shopping centers, como visto. Criado em 2017, ele se tornou um dos principais fundos do segmento no Brasil, com participação em dezenas de empreendimentos espalhados pelo país.
O FII tem gestão da XP Vista Asset Management. Seu objetivo é gerar valor pela renda recorrente da locação dos espaços investidos e buscar oportunidades de ganho de capital em operações de compra e venda. Porém, saiba que na renda variável não há garantia de retorno.
O XPML11 é classificado como FII de renda com gestão ativa. Isso significa que seu portfólio é composto predominantemente por imóveis físicos e que a equipe tem liberdade para comprar e vender ativos conforme as eventuais oportunidades do mercado.
A política de investimentos busca manter uma carteira resiliente, diversificada e voltada a ativos maduros, com histórico de performance sólida e potencial de valorização.
A análise dos ativos envolve critérios como:
Os empreendimentos passam por um processo de diligência, que inclui avaliações jurídicas, ambientais, operacionais e fiscais. O objetivo é mitigar os efeitos dos riscos e proteger os interesses dos cotistas.
Como as cotas do XPML11 estão disponíveis na bolsa, seu preço é determinado pelas negociações diárias nesse ambiente. A cotação tende a refletir a expectativa dos investidores quanto à rentabilidade futura do fundo.
Ainda, ela é influenciada por fatores como distribuição de dividendos, cenário macroeconômico, liquidez e resultados operacionais. Para conferir a cotação atualizada do fundo, basta observar o gráfico mais acima, nesta mesma página, que apresenta as informações em tempo real.
O XPML11 pode ser uma alternativa para quem deseja exposição ao setor de shopping centers por meio de uma gestão profissional. Ele também atende a quem busca diversificação dentro desse segmento.
Porém, como ocorre com qualquer investimento, é essencial avaliar se o fundo se encaixa nos seus objetivos e no seu perfil de risco. FIIs com foco em varejo podem ter maior sensibilidade às condições econômicas.
Então vale acompanhar os relatórios gerenciais e entender o contexto do mercado antes de decidir, está bem?
Para investir no XPML11, é necessário ter conta em uma corretora de valores, como a Genial Investimentos. Após a abertura da conta, você transfere a quantia a investir, acessa o home broker, digita o código do fundo, escolhe a quantidade de cotas desejada e envia a ordem de compra.
Você aprendeu que o XPML11 é uma das alternativas existentes para quem deseja ter exposição ao setor de shopping centers. Sabendo que ele apresenta vantagens e riscos, agora você pode avaliar se eles condizem com seu perfil, objetivos e portfólio.