Invista com os melhores gestores do mercado e valorize ainda mais o seu dinheiro.
Você não precisa investir sozinho.
O Fundo é como um condomínio em que o dinheiro de diversos investidores é arrecadado e investido por uma gestão profissional. Esta pessoa é contratada por uma gestora de recursos para analisar o mercado e ajudar você a decidir o melhor momento de comprar e vender ativos. Ou seja, é um serviço de assessoria que cuida das suas aplicações e valoriza ainda mais o seu dinheiro.
Investindo em Fundos, você tem acesso a diversas estratégias de mercado.
Especialistas focados em tomar as melhores decisões para fazer seu dinheiro render.
Você não precisa acompanhar diariamente as movimentações do mercado para investir.
Investir não precisa ser só um plano. Conte com a Genial e comece agora.
Taxa de administração: cobrada anualmente para remunerar os serviços de gestão, administração e de outras instituições presentes nas operações diárias. Você pode encontrá-la no regulamento de cada Fundo.
Taxa de performance: cobrada apenas quando a rentabilidade do Fundo ultrapassa a de seu indicador de referência preestabelecido. Ou seja, ela serve para remunerar bons resultados. Lembrando que não são todos os Fundos que cobram taxa de performance.
Taxa de entrada e taxa de saída: cada uma dessas taxas só é cobrada uma vez; a primeira, no ato do aporte, e a segunda, no ato do resgate. Sendo que, a taxa de saída só é cobrada se o investidor decide vender suas cotas antes do prazo preestabelecido. São raros os casos em que essas taxas são cobradas
Já o IOF é cobrado apenas se for feito o resgate antes do período de 30 dias da aplicação. Após esse prazo, não há mais IOF, com exceção dos Fundos de Ações.
Há cobranças diferentes para cada tipo de fundo:
Fundos de longo prazo: tabela regressiva. São Fundos que possuem uma carteira de títulos com prazo médio ou igual a 365 dias.
Fundos de curto prazo: até 180 dias, a alíquota é de 22,5%; acima de 180 dias, a alíquota é de 20%. São Fundos que possuem uma carteira de títulos com prazo médio ou inferior a 365 dias.
Apesar de a tributação falar em títulos com prazos mais longos, você pode resgatar normalmente a partir de 1 a 60 dias.
Fundos de Ações: alíquota de 15% na hora do resgate, independentemente do prazo.
Come-cotas: em vez do Imposto de Renda ser cobrado em dinheiro e apenas no resgate, é cobrado em forma de cotas e a cada 6 meses, sempre no último dia útil de maio e de novembro. Os Fundos sujeitos ao come-cotas são os de Renda Fixa, os Cambiais e os Multimercados.