Atualizado às 19h45
BRL - R$
VARIAÇÃO (DIA)
MÍN (DIA)
MÁX (DIA)
VOLUME
Os Fundos Imobiliários (FII) costumam ser alternativas buscadas por investidores com foco em receber dividendos e se expor ao mercado de imóveis. Entre as possibilidades, está o fundo HGLG11, ligado ao setor logístico.
Saiba mais sobre esse FII!
HGLG11 é o ticker do Patria LOG FII — anteriormente conhecido como CSHG Logística —, um dos FIIs mais tradicionais da bolsa brasileira. Ele é negociado na B3 e tem como foco o investimento em imóveis físicos voltados para operações logísticas e industriais — sendo um Fundo de Tijolo.
A gestão do HGLG11 é feita pelo Patria Investimentos, com administração do Banco Genial. Esse FII busca adquirir, desenvolver e alugar galpões logísticos localizados em regiões estratégicas do país.
A estreia do HGLG11 aconteceu em 2010, com oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) das cotas no mercado primário. Inicialmente, a gestão do FII era responsabilidade da Credit Suisse Hedging Griffo — controlada pelo Credit Suisse. O Patria Investimentos deu início ao processo de compra em 2023.
Como visto, o HGLG11 é um Fundo Imobiliário do tipo Tijolo. Portanto, ele investe diretamente em imóveis físicos — no caso, galpões logísticos e industriais. Esses ativos são locados para empresas de diversos setores, com o objetivo de gerar renda recorrente para os cotistas.
Entre os imóveis presentes no portfólio até julho de 2025, por exemplo, estavam:
A estratégia do fundo é voltada para a aquisição e o desenvolvimento de ativos logísticos estrategicamente localizados. A gestão também busca firmar contratos de longo prazo com bons inquilinos no mercado logístico.
Além de comprar imóveis prontos, o HGLG11 investe em projetos em fase de desenvolvimento. Ainda há possibilidade de o fundo construir seus próprios galpões para posterior locação ou venda, o com potencial para aumentar o retorno futuro.
Como outros Fundos Imobiliários, o HGLG11 está sujeito às regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Entre as instruções, a entidade determina a distribuição, pelo menos a cada seis meses, de 95% dos lucros apurados em forma de dividendos aos cotistas.
No caso do HGLG11, a distribuição costuma ser feita mensalmente. Os dividendos repassados variam conforme a receita obtida com aluguéis, reajustes contratuais e demais movimentações do portfólio.
Mesmo assim, é importante destacar que o pagamento de dividendos depende da performance do fundo. Logo, o desempenho passado não serve como garantia de retornos no futuro, funcionando apenas como uma referência para projeções.
A cotação do HGLG11 varia de acordo com a oferta e demanda do mercado, além do desempenho do fundo e das condições macroeconômicas. Como qualquer ativo negociado na bolsa, o preço das cotas pode oscilar. Você consegue conferir a cotação no gráfico na parte superior desta página.
Os FIIs podem oferecer diversas vantagens para os investidores. A principal delas é a praticidade para investir no mercado de imóveis, em comparação à compra direta de empreendimentos imobiliários.
Com cotas desses fundos, é possível ter essa exposição pela bolsa de valores, sem a burocracia da aquisição de propriedades. Além disso, a compra de cotas de FIIs é mais acessível do que adquirir imóveis no mercado.
Mais um ponto a favor dos Fundos Imobiliários é a liquidez proporcionada pelo mercado financeiro. Ainda, muitos investidores são atraídos pelo potencial de criar uma fonte recorrente de renda passiva.
Como você viu, os FIIs devem distribuir lucros aos seus cotistas em forma de dividendos regularmente — e eles eram isentos de Imposto de Renda (IR) em 2025. No caso do HGLG, um dos destaques é o foco no mercado logístico, com um portfólio amplo de ativos.]
O setor se caracteriza por contratos de longo prazo e de alto volume financeiro, o que tende a contribuir para a diluição de riscos para os investidores. Por outro lado, os FIIs não são livres de riscos.
A variação no preço das cotas pode ocorrer conforme o mercado, independentemente dos números do FII. Também há chance de os dividendos diminuírem — ou mesmo não serem repassados — em caso de vacância dos imóveis ou inadimplência dos inquilinos, por exemplo.
Para investir nesse Fundo Imobiliário, comece verificando se a alternativa atende ao seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Depois, faça uma análise do portfólio do FII, considerando o momento do setor, o potencial de crescimento e outros fatores relevantes.
Se você acredita que a inclusão dele na sua carteira é estratégica, faça os investimentos por meio da sua corretora de valores. Basta buscar o código pelo seu home broker, avaliar a cotação e emitir as ordens de compra.
O HGLG11 é uma alternativa para investidores que buscam renda passiva recorrente, diversificação e exposição ao setor logístico. Como todo FII, ele exige análise e alinhamento à estratégia da carteira, então lembre-se de fazer essas verificações antes de investir, combinado?
Quer comprar cotas do HGLG11 e demais ativos disponíveis na bolsa de valores brasileira? Abra sua conta na Genial Investimentos!