Atualizado às 18h45
BRL - R$
VARIAÇÃO (DIA)
MÍN (DIA)
MÁX (DIA)
VOLUME
Quem deseja investir no setor logístico sem adquirir um imóvel diretamente pode considerar os fundos imobiliários (FIIs) ligados a essa área. Um exemplo é o BTLG11.
Conheça as principais características do BTLG11 e saiba o que observar antes de decidir se deve investir!
BTLG11 é o código de negociação do FII BTG Pactual Logística, listado na B3. Ele atua no segmento de imóveis logísticos e busca gerar renda e ganho de capital a partir da exposição a empreendimentos como galpões e centros de distribuição.
O fundo é gerido pela BTG Pactual Gestora de Recursos e foca em ativos classificados como AAA e A+, bem localizados e com alto padrão construtivo, ocupados por inquilinos considerados prime. A gestão é ativa, então o portfólio pode ser ajustado conforme surgem oportunidades ou mudanças de cenário.
O BTLG11 foi criado em 2010, com outro nome, e era gerido pela TRX Realty. Em 2019, ele passou a ser administrado pelo BTG Pactual, que iniciou uma reestruturação com foco na reciclagem de portfólio e na aquisição de imóveis logísticos com alto padrão de qualidade.
Desde a troca, o FII passou a concentrar investimentos em propriedades com maior potencial de valorização e geração de renda, além de se desfazer de ativos considerados menos estratégicos. Um exemplo foi a venda de quatro imóveis em 2021.
O foco do BTLG11 está em empreendimentos localizados perto de grandes centros urbanos e com acesso facilitado às principais rodovias do país. Esses imóveis costumam apresentar alta demanda e maior liquidez no mercado.
A carteira do fundo é composta por locatários de setores variados, contribuindo para a diversificação da receita e mitigação de riscos específicos de cada segmento. Parte do portfólio conta com contratos atípicos, que oferecem maior previsibilidade de receita.
A razão é que eles preveem prazos mais longos e condições contratuais diferenciadas. Essa estrutura tende a colaborar para a manutenção de menores níveis de vacância.
Como qualquer fundo listado em bolsa, a cotação do BTLG11 pode variar a todo momento do pregão, conforme as negociações no mercado. Para descobrir o preço atualizado, basta consultar seu home broker ou verificar o gráfico logo acima, nesta página.
É importante reforçar que o preço de mercado oscila de acordo com uma série de fatores. Alguns deles são a perspectiva de distribuição de rendimentos e mudanças na carteira do fundo, além do cenário macroeconômico, como visto.
A decisão de investir no BTLG11 deve considerar seu perfil de investidor, os objetivos financeiros e a composição da sua carteira. Há possibilidade de o fundo fazer sentido para quem busca exposição ao setor logístico, geração de renda mensal e um portfólio com gestão ativa.
A diversificação dos imóveis e a qualidade dos ativos podem contribuir para a resiliência da carteira. Os contratos atípicos e a baixa vacância ajudam a conferir maior estabilidade na distribuição de proventos, mas ainda se trata de renda variável, que não garante previsibilidade de ganhos.
Portanto, o investidor precisa estar ciente dos riscos envolvidos. Antes de tomar uma decisão, vale a pena estudar o relatório gerencial do fundo, verificar o histórico de rendimentos e avaliar se a alternativa se encaixa no seu plano de investimentos.
Para investir em FIIs como o BTLG11, o primeiro passo é abrir conta em uma corretora de valores. Após realizar esse procedimento, transfira para o montante que você deseja direcionar ao fundo.
Depois, basta acessar o home broker disponibilizado pela corretora, digitar o ticker do FII que for de seu interesse, definir a quantidade de cotas e enviar a ordem de compra.
Você viu que o BTLG11 é uma alternativa para se expor ao setor logístico com acesso facilitado, diversificação e gestão profissional. Ao considerar o fundo, verifique se ele se alinha ao seu perfil de investidor para tomar decisões mais estratégicas para compor seu portfólio.