Atualizado às 05h05
BRL - R$
VARIAÇÃO (DIA)
MÍN (DIA)
MÁX (DIA)
VOLUME
Para quem busca investir no setor financeiro, as ações negociadas sob o código ITUB4 podem ser uma maneira de diversificar a carteira. Esses papéis permitem expor recursos aos resultados de uma das maiores instituições privadas da América Latina.
Entenda melhor como esses ativos funcionam e quais são os pontos que merecem atenção antes de investir!
Uma das principais vantagens de investir em ações é a possibilidade de alcançar rentabilidades superiores às oferecidas por investimentos de renda fixa. Outro benefício relevante está na diversidade de alternativas disponíveis na bolsa brasileira, a B3.
Com papéis de diferentes setores e portes empresariais, por exemplo, é possível construir uma carteira diversificada. Desse modo, há como diluir os riscos e aumentar as chances de aproveitar eventuais oportunidades que surjam em diferentes contextos econômicos.
Além disso, a liquidez do mercado geralmente permite negociar os ativos com certa agilidade, proporcionando flexibilidade na gestão da carteira. Porém, é fundamental compreender que as ações estão sujeitas a oscilações de preços.
Mesmo sem ter responsabilidade pelas obrigações da empresa, o investidor pode enfrentar perdas devido a essas variações. Por essa razão, o conhecimento e o planejamento são essenciais para quem deseja explorar os benefícios desse tipo de investimento, combinado?
O código ITUB4 representa as ações PN do Itaú Unibanco, negociadas na B3. Além da prioridade no recebimento de proventos, o banco optou por estender o direito ao tag along aos detentores desse tipo de papel.
Dessa maneira, quem compra o ITUB4 também está protegido no caso de venda do controle acionário, podendo se desfazer de suas ações nas mesmas condições oferecidas ao controlador. Outro ponto que chama atenção nesses papéis é a liquidez.
Por serem frequentemente mais negociados que as ações ordinárias (ITUB3), os papéis ITUB4 tendem a apresentar maior facilidade de compra e venda no mercado. A característica oferece ao investidor mais agilidade nas operações, especialmente em momentos de alta movimentação.
Quanto à cotação, ela geralmente é um pouco mais elevada nos papéis preferenciais do banco em comparação com as ações ordinárias. Mas ambas tendem a acompanhar movimentos de mercado semelhantes durante os pregões.
O Itaú foi criado na década de 1940, com a fundação do Banco Central de Crédito. Contudo, com a criação do Banco Central do Brasil, em 1952, a instituição passou a se chamar Banco Federal de Crédito, para evitar confusões com o órgão recém-estabelecido.
A expansão começou de forma mais expressiva na década de 1960, quando a instituição adquiriu o Banco Paulista de Comércio. Em seguida, ela incorporou o Banco Itaú, sediado em Itaú de Minas (MG), e adotou o nome Banco Federal Itaú.
Nas décadas seguintes, a instituição consolidou sua presença nacional e se destacou por iniciativas inovadoras, como a atuação no segmento de banco de investimentos. A partir dos anos 1980, ela iniciou sua internacionalização, com operações nos Estados Unidos, na Argentina e na Europa.
Durante os anos 1990, o Itaú aproveitou o processo de privatização de instituições financeiras estaduais e adquiriu bancos como o Banerj e o Banestado. Já em 2008, ele protagonizou um dos maiores movimentos do setor bancário brasileiro ao se fundir com o Unibanco.
Assim, a instituição formou um dos maiores bancos privados do Brasil e da América Latina — o Itaú Unibanco.
A estreia do Itaú na bolsa de valores ocorreu em 1944, com a abertura de capital do então Banco Central de Crédito. Suas ações são negociadas não apenas na bolsa brasileira, mas também em outras importantes praças financeiras internacionais.
Na New York Stock Exchange (NYSE), o Itaú está presente por meio de American Depositary Receipts (ADRs), que possibilitam a negociação dos papéis por investidores estrangeiros. Ainda, ele está na Bolsa de Comércio de Buenos Aires (BCBA), por meio de certificados representativos de suas ações.
Como empresa de capital aberto, o Itaú Unibanco está sujeito às normas que estabelecem a obrigatoriedade da distribuição de parte do lucro líquido anual entre os acionistas. Cada companhia define, em seu estatuto social, o percentual mínimo que será repassado, respeitando o limite legal.
Essa distribuição é realizada, principalmente, por meio de dividendos, que eram isentos de Imposto de Renda para os investidores no Brasil em 2025.
O Itaú Unibanco possui um histórico consistente de distribuição de proventos, o que o torna atrativo para quem busca geração de renda passiva regular. No entanto, tenha em mente que esse pagamento não é garantido.
Para investir nas ações do Itaú Unibanco, o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores, como a Genial Investimentos. O processo é simples e pode ser feito totalmente online. Após a abertura, é necessário transferir recursos para a conta da corretora.
Com o saldo disponível, o investidor pode acessar o home broker — a plataforma utilizada para negociar ativos na bolsa de valores. Nela, basta buscar o ticker ITUB4, definir a quantidade desejada de papéis e enviar a ordem de compra.
Após a confirmação, as ações passam a compor a carteira de investimentos e o investidor se torna sócio da instituição na proporção adquirida.
As ações ITUB4 podem ser uma alternativa para quem quer se expor ao setor financeiro por meio de uma instituição considerada sólida e tradicional. Mesmo assim, é indispensável entender se o ativo combina com seus objetivos e com o nível de risco que está disposto a assumir antes de investir, combinado?
Quer contar com orientação especializada para investir com mais segurança? Abra sua conta na Genial Investimentos!