Atualizado às 19h45
BRL - R$
VARIAÇÃO (DIA)
MÍN (DIA)
MÁX (DIA)
VOLUME
Se você tem interesse em investir no setor financeiro, as ações identificadas pelo código CXSE3 podem ser uma opção para compor a sua carteira. Oferecidas pela Caixa Seguridade, elas proporcionam a oportunidade de alocar recursos em uma empresa pública.
Continue a leitura e saiba mais sobre essa possibilidade!
Uma ação representa uma fração do capital social de uma empresa. Ela é emitida pela companhia na abertura de capital ou em emissões subsequentes a fim de captar recursos de investidores.
Em troca, quem adquire ações se torna sócio da companhia e passa a ter direito à participação nos seus resultados. Assim, quando a empresa se valoriza, os papéis tendem a acompanhar esse movimento.
Por outro lado, dificuldades operacionais ou financeiras podem impactar negativamente a cotação desses ativos. De modo geral, as oscilações de preço estão relacionadas a fatores econômicos e de mercado. Entre eles estão crises, variações nas taxas de juros e desempenho da empresa.
Em certos casos, os investidores também participam das decisões da companhia. Isso acontece quando as ações são ordinárias (ON). Nessa hipótese, seu código de identificação acompanha o número 3, dando ao acionista o direito a voto, proporcional ao número de papéis adquiridos.
Mas a ação também pode ser preferencial (PN), situação em que ela não permite votos em assembleias. Contudo, esse papel, cujo ticker apresenta o número 4, oferece prioridade no recebimento de proventos, como os dividendos.
As ações são investimentos de renda variável. Portanto, não é possível determinar, no momento da aquisição dos papéis, o retorno financeiro deles. O desempenho depende de diversos fatores, como o mercado, a economia e os resultados da empresa.
Apesar da incerteza, as ações oferecem potencial de ganhos mais elevados em comparação com investimentos em renda fixa — especialmente no longo prazo. Essa possibilidade de maior rentabilidade está associada ao risco maior envolvido.
Além da eventual valorização das ações — quando podem ser vendidas por um preço superior ao de compra —, os investidores podem receber proventos, como os dividendos. Eles são uma parcela do lucro das empresas distribuída entre os acionistas, conforme política da companhia.
No entanto, como se trata de um investimento sujeito a oscilações, é possível que a empresa enfrente dificuldades e a cotação das ações caia. Nesses casos, o investidor pode vender os papéis por um preço inferior ao que pagou, resultando em prejuízo.
Para contornar a situação, é necessário ter um bom planejamento. Por exemplo, é comum que as ações sejam utilizadas para objetivos de longo prazo, quando há tempo para superar as eventuais quedas.
Ainda, manter uma carteira de investimentos diversificada ajuda a equilibrar riscos e tornar o portfólio mais resiliente.
CXSE3 é o código utilizado na B3, a bolsa de valores brasileira, para identificar as ações da Caixa Seguridade Participações S.A. Essa é uma empresa do setor de seguros vinculada à Caixa Econômica Federal (CEF).
O ticker permite que os investidores localizem e negociem os papéis da companhia no ambiente de negociações da bolsa de valores. Como você viu, o número final “3” indica que se trata de ações ordinárias, que conferem direito a voto em assembleias.
Esses ativos estão listados no segmento Novo Mercado da B3, que reúne as empresas com os mais altos padrões de governança corporativa.
A estrutura da Caixa Seguridade foi formalizada como uma holding em 2015. Seu surgimento visava reunir e organizar todas as operações da Caixa Econômica relacionadas à área de seguros, Previdência, consórcios e capitalização.
A partir de então, a Caixa Seguridade se tornou uma subsidiária da CEF. Somente 6 anos depois, em abril de 2021, é que ocorreu a oferta pública inicial de suas ações. Com isso, os papéis começaram a ser negociados pelo ticker CXSE3.
Historicamente, as ações CXSE3 distribuem parte dos seus lucros para seus acionistas. Porém, é importante acompanhar as regras, que podem ser alteradas conforme as estratégias empresariais.
Saber o histórico de distribuição de lucros é uma forma de obter informações sobre o funcionamento de cada investimento. Apesar disso, tenha consciência de que os resultados passados não garantem que eles se repetirão no futuro.
A decisão sobre a compra de ações da Caixa Seguridade deve considerar o perfil do investidor e dos seus objetivos financeiros. Por isso, é necessário definir previamente o propósito do investimento e o nível de risco que se está disposto a assumir.
Antes da compra, vale analisar as principais características do ativo, como o histórico de cotações, os indicadores financeiros e os dividendos distribuídos — caso o foco seja receber proventos. Além disso, acompanhe o cenário econômico e as tendências do setor em que a empresa atua.
Logo, as ações com ticker CXSE3 podem valer a pena caso elas estejam alinhadas à sua estratégia no mercado financeiro. Quem busca investir com mais confiança pode considerar a diversificação e contar com o suporte de uma assessoria de investimentos.
Para investir em ações, seja da Caixa Seguridade ou de outras empresas de capital aberto, você precisa abrir uma conta em uma corretora de valores. Ela deve ser autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como a Genial Investimentos.
Aberta a conta, é necessário transferir para ela o montante que você deseja investir. Após esse passo, acesse o home broker da corretora e localize os ativos de sua preferência. Caso deseje se tornar um acionista da Caixa Seguridade, pesquise por CXSE3.
Defina qual é o número de ações que você deseja adquirir, conforme o preço de negociação dos papéis. Finalize a operação e acompanhe as suas operações na plataforma da Genial Investimentos.
Como visto, ter ações da CXSE3 em sua carteira oferece exposição aos resultados do setor de seguros, Previdência e capitalização. Caso entenda que o investimento faz sentido para sua estratégia, conte com o suporte da Genial.