Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2025
O BANCO GENIAL S.A., instituição financeira com sede na Cidade e Estado do Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ sob o nº 45.246.410/0001-55 (“Banco Genial” ou “Instituição”), vem ao mercado, clientes, parceiros e ao público em geral comunicar que foi surpreendido ao ver seu nome mencionado em uma série de notícias relacionadas à Operação “Carbono Oculto”, deflagrada na data de hoje. A Instituição esclarece que tomou conhecimento do assunto unicamente pela imprensa e, até o presente momento, não recebeu qualquer notificação oficial sobre a existência de procedimentos investigativos que a envolvam, seja direta ou indiretamente. Pelo que se pode apurar por meio de notas, cuida-se de denúncias relacionadas ao Radford Fundo de Investimento Financeiro Multimercado Crédito Privado – Responsabilidade Limitada (“Fundo”).
O Fundo, que foi originalmente estruturado por outros prestadores de serviços essenciais, foi transferido ao Banco Genial em agosto de 2024. Na ocasião, a Instituição promoveu as devidas diligências, abrangendo o investidor exclusivo e os ativos que integravam a carteira. Desde então, o Fundo opera nos termos do seu regulamento.
Diante da menção do Fundo em mídias de conotação negativa e até que os fatos sejam esclarecidos, o Banco Genial tomou a decisão de renunciar nesta data à prestação de todos os serviços ao Fundo.
O Banco Genial sempre conduziu suas atividades com base nos mais elevados padrões de governança corporativa, ética e compliance regulatório, em estrita observância à legislação e regulamentação aplicáveis.
Repudiamos veemente qualquer tipo de ilação acerca de qualquer envolvimento da instituição com os fatos veiculados pela imprensa. Reiteramos que estamos inteiramente à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários.
BANCO GENIAL S.A
Renda fixa
Invista em títulos emitidos diretamente por empresas e impulsione sua carteira.
Muitas empresas fazem a emissão de títulos de dívidas quando precisam financiar seus projetos. Essa alternativa, chamada Debênture, é usada com frequência, já que é mais proveitoso emitir esse tipo de título do que buscar um empréstimo convencional em bancos e instituições financeiras. Quando o projeto da empresa é relacionado à infraestrutura, as empresas podem emitir Debêntures isentas de I.R. na fonte.
Tem cobrança de IR, portanto, é um investimento tributável. O rendimento pode ocorrer com juros prefixados, pós-fixados ou de forma híbrida.
Você investe com incentivo fiscal, ou seja, sem pagar IR, o que torna os títulos ainda mais atrativos.
O pagamento pode ser feito uma parte em dinheiro e a outra em ações, ou seja, você pode ter uma participação na empresa que emitiu o título. A conversão pode ser facultativa, pelo investidor, ou mandatória, até o vencimento do título.
Permitem o pagamento em ações, mas os papéis convertidos não são da empresa emissora, ou seja, é possível obter ações de outro negócio, podendo respeitar a vontade do investidor ou do emissor, conforme estipulado no início do contrato.
Não tem um prazo de vencimento. Em vez disso, você recebe uma remuneração contínua, de acordo com o que foi pactuado. Para receber o dinheiro investido, é preciso negociar o título no mercado secundário.
Neste caso, o título oferece ao investidor uma participação nos lucros do negócio. Ou seja, o rendimento é pago pelo acesso a esse tipo de resultado da empresa.
É fácil investir em Debênture com uma conta na Genial Investimentos.
Este artigo é um guia detalhado sobre Debêntures para você evoluir o seu jeito de investir.