Atualizado às 19h45
USINAS SID DE MINAS GERAIS S.A.-USIMINAS
BRL - R$
VARIAÇÃO (DIA)
MÍN (DIA)
MÁX (DIA)
VOLUME
A indústria siderúrgica oferece papéis na bolsa de valores brasileira, a B3. Dessa maneira, é possível se tornar sócio de diversas companhias. Pensando nisso, você conhece a USIM5? A seguir, saiba mais sobre o ticker da Usiminas!
As ações são frações do capital social de uma empresa. Portanto, quando o investidor compra um papel, se torna sócio dessa companhia. Como retorno, ele tem direito de participar dos resultados da companhia. Inclusive, é possível receber proventos, como dividendos e juros sobre o capital próprio.
Geralmente, as organizações abrem seu capital para receber injeção de recursos. Assim, podem utilizar o dinheiro para as mais diversas finalidades, como expansão dos negócios, pagamento de dívidas e investimentos.
Os ativos são negociados em dois mercados: o primário e o secundário. No primeiro, acontece a venda direta das ações por parte da empresa aos interessados. No segundo, as operações são realizadas entre investidores, sem participação da companhia.
Portanto, no mercado secundário, os papéis são negociados quando o investidor que detém a ação deseja vendê-la para outros. Ademais, vale entender como é possível ter ganhos com ações. As principais formas são pela distribuição de proventos e ganho de capital com a venda.
Ou seja, o investidor pode lucrar com a venda de ações caso o preço médio da negociação seja superior ao de compra. Assim, a diferença entre as cotações pode gerar lucros.
USIM5 é o código que representa a siderúrgica Usiminas na bolsa de valores brasileira. As ações são do tipo preferencial. Isso significa que os investidores que a tiverem, terão preferência no recebimento dos dividendos e na devolução do capital, em caso de falência da empresa.
Vale saber que a Usiminas não oferece apenas essas ações. Existem mais dois tickers: o USIM3 e o USIM6. O primeiro se refere às ações ordinárias e permite a participação dos acionistas nas assembleias.
Entretanto, não concede prioridade no pagamento dos dividendos e na devolução do capital na dissolução da companhia.
Já a USIM6 é considerada preferencial do tipo B — semelhante à USIM5, mas abaixo dela hierarquicamente. Vale destacar que a abertura de capital da Usiminas na bolsa de valores ocorreu em 1994, não somente no mercado nacional, mas também no mercado estrangeiro.
Em relação à cotação da USIM5, saiba que o ativo — assim como outras alternativas negociadas em bolsa — passa por variações constantes. Portanto, é imprescindível acompanhar o gráfico de movimentação de USIM5 na B3 para saber o preço atual dos ativos.
A Usiminas é uma indústria siderúrgica com foco na produção de aços longos. Desse modo, ela vende seus produtos para o mercado nacional e internacional de diversos segmentos.
Entre os nichos atendidos por ela, estão:
Portanto, entre os itens produzidos pela empresa, vale destacar:
A Usiminas foi fundada em 1956, a partir de um plano de desenvolvimento do governo Juscelino Kubitschek. Entretanto, as operações tiveram início somente em 1962, na cidade de Ipatinga, em Minas Gerais.
Nos anos 1970, a companhia forneceu materiais para a recuperação industrial do país, se desenvolvendo e alcançando novos níveis de produção. Já na década de 1980, a empresa recorreu às soluções tecnológicas para se recuperar de uma crise.
Depois, em 1991, houve a privatização da Usiminas, que recebeu aportes de milhões de dólares. Com o tempo, a estrutura de produção foi modificada com objetivo de otimizar os processos, para garantir mais qualidade e geração de resultados.
Em 2007, a companhia passou por mais uma reestruturação. Dessa vez, com a intenção de se manter relevante e competitiva no mercado.
Por ser um investimento de renda variável, as ações oferecem maiores riscos ao investidor. Isso porque estão sujeitas às oscilações do mercado. Logo, podem ser mais interessantes para perfis de investidores que toleram riscos mais altos, como os moderados e arrojados.
Além disso, USIM5 e outros ativos tendem a atrair os investidores dispostos a acompanhar o mercado e desejam compor a carteira com investimentos a longo prazo.
Em relação ao momento de investir em ações, é necessário fazer uma análise dos papéis, do seu perfil de investidor e dos seus objetivos. Dessa maneira, é possível ponderar se os riscos e os potenciais de rentabilidade condizem com a sua estratégia de investimentos.
Os investimentos de renda variável costumam ter uma rentabilidade maior em relação aos de renda fixa. Além disso, o mercado fracionário permite a compra de papéis unitários, o que torna o investimento em ações bastante acessível.
Em contrapartida, o aporte em ações oferece maiores riscos ao investidor por conta das flutuações do mercado. Por exemplo, pode acontecer uma queda intensa de uma ação e trazer prejuízos, caso o investidor a venda o papel por um valor menor do que comprou.
Portanto, é importante lembrar de diversificar o portfólio de investimentos para diluir os riscos e aumentar a possibilidade de retorno das alocações.
Para investir em ações é preciso ter acesso ao ambiente da bolsa de valores brasileira. Isso é possível via home broker — plataforma oferecida pelas corretoras de valores.
Assim, após abrir a sua conta na instituição, é necessário acessar o sistema e buscar as ações por meio do ticker — no caso da Usiminas, o USIM5 (ações preferenciais). Então o investidor precisa estabelecer o número de ações que deseja comprar e emitir a ordem de compra. Após a liquidação, o papel passa a integrar a carteira do investidor.
Você já sabe que USIM5 é uma ação do tipo preferencial da empresa siderúrgica Usiminas. Porém, antes de fazer aportes, avalie o seu perfil e objetivos para entender se o ativo é adequado para a sua carteira.
Quer investir em ações e em outras alternativas do mercado financeiro? Então abra a sua conta na Genial Investimentos!